Dias
28 e 29 de abril de 2015, foram as datas escolhidas para os estudos
relacionados ao caderno V, Matemática, disciplina essa vista por muitos como o
“terror da escola”. O encontro iniciou-se com uma dinâmica bem interessante:
balões e palitos, coordenada pelo professor de Matemática Marilson Turini. O
fato de pedir para que o balão fosse atravessado por um palito gerou
questionamentos como: “é impossível, estoura, não dá”. Mas, estratégias
mostraram a possibilidade. A reflexão baseou-se em se colocar no lugar do aluno
ao deparar-se com conteúdos desafiadores.
Os
estudos sobre o caderno, trabalhados pela professora de Matemática Cleonice
Moura, iniciaram-se com a pergunta: Qual o papel que a Matemática escolar pode
desempenhar na formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio?
É
fato que se percebe matemática em várias situações do dia a dia: receitas de
comidas, nas compras e vendas (juros e descontos), e essas reflexões não podem
ficar alheias aos bancos escolares.
Questionamentos como: “de que vai me
adiantar tudo isso na vida”? E a resposta clássica é: “Você vai precisar para
passar no vestibular ou no Enem”. Mas, e para os alunos que não prosseguirão
seus estudos, para que servirão os estudos da matemática?
A Matemática é necessária em
atividades práticas que envolvem aspectos quantitativos da realidade.
•
A Matemática é importante porque desenvolve o
raciocínio lógico.
• A Matemática é importante porque está presente
diretamente e indiretamente na vida das pessoas no corre - corre do dia a dia.
A Matemática é produto da cultura
humana e faz parte do nosso cotidiano. Por isso, deve ser trabalhada
de forma a ser aprendida por todos. É uma ciência exata, cuja produção envolve
o pensar crítico e criativo. Ela atualmente está presente em todas as áreas do
conhecimento, participa de forma significativa para o desenvolvimento de novas
teorias, resolvendo diversas situações. Em disciplinas na área de Matemática,
ao invés de atuar como um transmissor de regras e modelos do fazer
simplesmente, o professor deve tentar ser um organizador de aprendizagens, um
consultor que oferece as informações e um estimulador.
Ubiratan
D´Ambrosio, um
dos pioneiros na pesquisa em Educação Matemática no Brasil diz:
Insisto no princípio básico de ancorar a prática
educativa nos objetivos maiores da educação, que são essencialmente responder
aos anseios do indivíduo e prepará-lo para a vida em sociedade, isto é, para a
cidadania. O grande desafio é, portanto, combinar o individual e o social.
Ao contrário do ideal, por vezes,
a mesmice é mantida com a justificativa de que: “o programa é esse
porque...sempre foi esse”!
Não se pode, independente das
disciplinas curriculares, insistir na tese de que o ensino que funcionou na
década passada funciona hoje, o que deu certo no ano passado é verdade para o
presente, nem mesmo o que funciona em
determinada turma é regra para a outra.
Os tipos de pensamento matemático e
sua relação com o fazer escolar são divididos em:
•
Pensamento
indutivo (teorema de Pitágoras)
• Raciocínio
lógico-dedutivo (reta, plano, geometria Analítica - Descartes)
•
Visão
Geométrico-espacial (prismas, pirâmides, volumes)
- Lógico não
determinístico (probabilidade e estatística)
Para visualizar o raciocínio
lógico-dedutivo, foi realizada uma atividade prática com o teorema de
Pitágoras, conteúdo esse que em sua maioria é trabalhado de forma abstrata.
Através da montagem de figuras geométricas foi possível comprová-lo.
Vários
professores opinaram de que um ensino nesses moldes faz sentido, cativa; ao
contrário de uma abordagem abstrata, experiência da maioria.
Decorar
não pode ser sinônimo de raciocinar. Executar procedimentos padrão sem
compreensão, em exercícios repetitivos, não promove o desenvolvimento de
raciocínio nem a aprendizagem significativa dessa ciência.
Relacionar a Matemática com outras
áreas e outros componentes curriculares é uma forma de garantir espaços
curriculares mais interessantes para todos, pela construção de contextos de
fato significativos para os estudantes.
Ao longo da história, algumas
pessoas despontaram como dotadas de uma formação integrada, como atestam as
obras que deixaram. No Renascimento, Leonardo da Vinci (1452 – 1519) merece destaque
por ter sido - como se diria nos dias de hoje - matemático, engenheiro,
inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto e botânico. É bastante
conhecido o uso que fez de geometria e de proporções tanto em seus quadros e
esculturas, como nas construções que projetou. Os esboços encontrados de suas
obras mostram com clareza a integração da ciência com a arte, da matemática com
a biologia.
Foi
proposto aos professores que listassem a partir do famoso esboço do Homem
Vitruviano noções específicas do seu componente curricular.
Seguem alguns depoimentos:
Dentro da Geografia podemos identificar
diversos pontos:
· Noção de espacialidade;
· Coordenadas geográficas (cálculo de latitude e
longitude);
· O homem como agente modificador e transformador do
meio em que vive;
· A valorização do corpo humano dentro da arte;
· Estatística, gráficos, tabelas no desenvolvimento
populacional.
Professora de Geografia: Izabel
Ferreira
A imagem do
Homem Vitruviano foi elaborada de forma matemática, evidenciando as medidas
perfeitas. O homem no centro da circunferência, na visão da História representa
o símbolo maior do Renascimento onde o “homem” passa a ser a medida de todas as
coisas, o valor do Teocentrismo, onde Deus era a medida de todas as coisas é
substituído pelo Antropocentrismo. É possível visualizar a troca ou
substituição de valores que até então faziam parte da estrutura social e
principalmente religiosa onde a fé perde campo para a razão.
Professora de História: Gláucia Godinho
Dentro da
Geografia pode-se trabalhar a questão do homem no centro de tudo, desde a ideia
de mostrar sua importância no meio positivamente naquilo que ele pode
transformar, quanto negativamente, pois os principais impactos no planeta
ocorrem por ações e atitudes pequenas ou grandes. O ser humano
decompromissadamente age sem pensar nas consequências com o ambiente e com ele
mesmo, já que é o primeiro a sofrê-las, quer seja com a poluição do ambiente,
doenças, etc. A questão das coordenadas, no sentido de posição: norte, sul,
leste, oeste e também a ideia de movimento, dinâmica do planeta que está em
transformação e do ser humano que necessita se mover em ações e atitudes
concretas.
Professora de Geografia: Áida
Dominato
Tendo em vista a
Língua Portuguesa como disciplina é possível vislumbrar na
obra o “homem
Vitruviano” os seguintes componentes:
• Interpretação
de imagem visual;
• Poesia
na perfeição buscada pelo artista e
• Ambiguidade.
Professora de Língua Portuguesa: Tatiane Felisberto dos
Santos Comisso.
Diante da imagem
a percepção realmente é direcionada aos cálculos matemáticos do homem
considerado de estatura ideal, com relação à área de Química poderia ser
explorado a parte de pintura como o tipo de tinta (pigmento) utilizado na época,
porque somente em uma cor. Alguns questionamentos podem ser feitos em estudos
mais elaborados.
Professora de Física e Química:
Juliana Bessa
A procura de um homem perfeito e musculoso podemos associá-la a duas grandezas importante na física tais como: velocidade e a força para um homem nessa condições.
A procura de um homem perfeito e musculoso podemos associá-la a duas grandezas importante na física tais como: velocidade e a força para um homem nessa condições.
- A velocidade está relacionada a um
deslocamento em função do tempo é visto em cinemática como parte da física que
estuda os movimentos sem preocupar com as causas.
- A força é uma grandeza vetorial que está
associada a causa pela qual provoca um efeito que é aceleração.É um importante
estudo da dinâmica ligada a 2ª lei de
Newton ( princípio fundamental da dinâmica).
Professor de Física: Francisco Chagas
Na arte podemos
trabalhar o Renascimento
– Obras, Artistas, Quadros e Esculturas Renascentistas. Trabalhar
questões que os levem a reflexão sobre o paradigma renascentista centrado na
razão, relacionando e incluindo neste paradigma o desenho de observação de escorço,
mas também enfocando o paradigma modernista, trazendo a relação com a emoção e
a deformação, definindo estes dois paradigmas dentro da temática escolhida.
Professora
de Artes: Cláudia Liége
O circulo e o
homem ao centro é identificado a partir da visão antropocentrista o homem ao
centro, o oposto da visão teocêntrica, tendo Deus como centro de todas as
coisas. O homem vitruviano, insurge, inicialmente, a preocupação do homem com a
estética, com foi estabelecido cálculos com propósito de estabelecer melhorias
entre uma parte do rosto e outra, calculando entre um determinado ponto e
outro. O objetivo consistia em conduzir o homem à perfeição estética.
Posteriormente, o homem Vitruviano, teve o reconhecimento pela medicina, e
desta forma, houve sua contribuição para com o campo da medicina. Contudo,
analisa-se o aspecto entre mencionado, anteriormente, o antropocentrismo e
teocêntrica, ou seja, fé e razão um contraponto relevante, onde nota-se a
inversão de valores, tendo o homem como centro e não Deus.
Entretanto, a
partir do conhecimento linguístico de língua inglesa, busca-se analisar o texto
sobre o homem Vitruviano, levando em consideração o conhecimento vocabular e
histórico a partir de pesquisar estabelecidas fora do contexto de sala de aula.
Professora de
Língua Inglesa: Cássia
A
partir da imagem da obra de Leonardo da Vinci, O Homem Vitruviano, refletir
sobre a complexidade de leituras.
A coerência
·
O sentido global do texto ‘’ imagem’’
·
A coesão
·
As relações estabelecidas entre as palavras e a
imagem
·
O contexto em que foi produzido
·
A intenção do autor
·
O público alvo
·
Apresentaremos vários exercícios nessa linha, utilizando
principalmente textos dos alunos
Professora de Filosofia: Cícera Félix
Proposta de atividade usando como análise o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci.
Os
alunos deverão ter noções básicas sobre o pensamento medieval ocidental, assim
como sobre o Renascimento.
Introdução
Em
parte ligado ao pensamento medieval e apontando para o pensamento moderno, o
Humanismo pode ser visto como um ponto de ruptura crucial de análise. A maneira
como o homem começa a voltar o seu olhar para si mesmo, a questionar e
racionalizar o mundo revela os incipientes da política e cultura modernas.
A aula tentará, então, apresentar os embasamentos do Humanismo na Europa.
Primeiro momento
Na primeira aula, será interessante
que o professor reintroduza os alunos ao tema do Renascimento, dando ênfase à
Itália. Compreender o Renascimento é o primeiro passo para se compreender o
Humanismo. Para isso, poderá ser suficiente o professor fazer uma discussão em
sala de aula, a partir de imagens de obras de arte da época.
A discussão deverá ser orientada a
partir das seguintes questões:
- Esta imagem
faz referência a que época?
- Ela faz
referência a que século? A qual lugar?
- Por que recebe
o nome “Renascimento”?
Separar
os alunos em grupos para apresentar em seminários.
1-
“Língua Vernacular”
O surgimento do Humanismo traz consigo a
revalorização do estudo sistemático das línguas antigas (grego e latim), assim
como traz a valorização das línguas vernaculares/modernas (inglês, italiano e
espanhol). A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar em seu livro
didático ou via Internet, exemplos de autores que seguiram esta tendência.
2-
“Antropocentrismo”
Não sendo explícito ao movimento humanista, mas
contemporâneo a ele, nasce uma ideia de antropocentrismo, de centrar o homem no
mundo, não mais em Deus. Se, antes na Idade Média, Deus era o centro das
relações, agora o homem se volta para si mesmo, por meio de estudos, e para a
própria vida cotidiana. A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar
em seu livro didático, ou via Internet, exemplos de cientistas, autores e
descobertas que colocaram o homem no centro do seu próprio pensamento.
3-
“Classicismo”
O Humanismo, assim como o Renascimento, ficou conhecido
como herdeiro da cultura antiga clássica, no campo da arte, da arquitetura e do
pensamento; com isso, surgem vários pensadores e artistas
ligados a esta herança. A partir deste pequeno excerto, o grupo deverá procurar
em seu livro didático, ou via Internet, exemplos de autores, construções e
obras de arte que comprovem esta afirmação.
4-
“Religiosidade”
Apesar de ser um movimento
claramente antropocêntrico, em que o homem volta o seu pensamento para si e não
mais somente para Deus, os humanistas, assim como todos os homens do período
renascentista, possuíam uma fé em Deus muito grande. O grupo deverá procurar,
por meio de pesquisas pelo livro didático e via Internet, discutir o assunto e
resolver possíveis mal-entendidos: “O Homem renascentista e humanista era
ateu?”
Segundo momento – apresentação dos temas pesquisados.
Terceiro momento – socialização dos conhecimentos e reflexões dos
mesmos.
Quarto momento – produção de um texto dissertativo argumentativo.
Após a análise da imagem “O homem vitruviano” e suas
reflexões, é hora de produzir um texto levando em consideração os debates
feitos na sala e as pesquisas realizadas.
Com
base nas ideias presentes nos seminários, redija uma dissertação em prosa sobre
o seguinte tema:
Qual a relação
entre a imagem do Homem Vetruviano e o homem da atualidade? Quais as diferenças
e semelhanças? A sua representatividade ainda é a mesma
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.
Observações:
· Seu texto deve ser escrito na modalidade culta da
língua portuguesa.
· O texto não deve
ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
· O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas
escritas.
· O rascunho poderá ser feito em seu caderno.
· Não se esqueça de colocar título.
Professora de Língua Portuguesa: Cíntia Navarro
Torna-se
necessário reorganizar os tempos e os espaços escolares para poder obter-se um
currículo que estimule o protagonismo dos estudantes no seu próprio
desenvolvimento.
A Matemática é uma área
especialmente propícia para favorecer tanto a “recuperação da curiosidade
perdida”, como para acolher e contrastar a “febre de conexão com o mundo
virtual”, dominante entre os jovens, com os conhecimentos matemáticos
escolares.
Uma das principais finalidades da
Matemática é a de desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas,
de comunicar, de analisar criticamente uma situação, considerando suas
diferentes possibilidades ou restrições. O ensino de Matemática com tal foco
favorece a formação de cidadãos aptos a realizar intervenções na realidade, a
partir da compreensão de problemas e situações da sociedade atual.
A organização e implementação de
atividades integradoras com a área de Matemática é um desafio. Como forma de
ilustração dos desafios que diariamente encontramos em sala de aula assistimos
ao filme: A História sem fim. Dentre os pontos abordados a postura do garoto
quando foi desafiado pelo fato de dizer que determinado livro não era para ele
o motivou a debruçar-se sobre o mesmo. Também foi possível através da trama visualizar
os nossos alunos em sala de aula. O ensino na vida deles, por vezes,
assemelha-se a um pântano que suga todas as suas forças e os leva a desistir da
caminhada estudantil. O filme traz a importância máxima dos sonhos e da
imaginação: Trazer as utopias à nossa realidade para transformar o mundo em um
lugar melhor.
Concluímos o primeiro encontro
relacionado ao caderno Matemática com o seguinte pensamento:
Não sei como você é; preciso saber. Não sei também
onde você está (sei apenas que está em algum lugar); preciso saber onde você
está para que eu possa ir até lá falar com você e para que possamos nos
entender, e negociar um projeto no qual eu gostaria que estivesse presente a
perspectiva de você ir a lugares novos. (LINS, 1999, Pág 85)
Os
dias 12 e 13 de maio foram voltados aos últimos estudos relacionados ao caderno V. Iniciamos com um belo vídeo com fotos de fractais que retratam de
forma precisa a Matemática a nossa volta.
Foram
apresentados pelo professor Marilson Turini alguns problemas práticos (com
enunciados) que podem ser resolvidos com ferramentas simples da Matemática
Elementar, tais como, equações, inequações e funções, por exemplo.
Depois,
houve a organização de atividades nas diferentes áreas integradas à área de
Matemática. Foi utilizado como motivação o documentário: Sonho de Avareza.
Ciências
Humanas:
Em
História será possível estudar a origem do dinheiro, das transações comerciais
e o início dos conflitos sociais. Também uma abordagem interessante é a pesquisa
de opinião sobre a questão da compra de votos em nossa sociedade. Montar
gráficos, analisá-los e apresentar através de relações à formação histórica da
sociedade brasileira com a sociedade atual.
Em Geografia utilizar o vídeo para
informar a questão do capitalismo e a evolução e transformações do mundo do
capital das simples trocas às bolsas de valores, o poder de compra e o
consumismo exacerbado, transformando a sociedade atual em sociedade de consumo
ao ponto de necessitar aulas de orçamento doméstico para ter uma vida mais
equilibrada financeiramente e emocionalmente. O ser humano quando perde o
controle financeiro perde também o controle emocional e físico, pois o corpo
sente o reflexo das emoções descontroladas.
Professores:
Áida Dominato, Gláucia Godinho e Leandro
A partir do
desevolvimento das sociedades e o crescimento das cidades, a utilização da
Matemática foi fundamental para controlar o excedente da produção e poder ter
avanços tecnológicos em cada época. Citamos como exemplo a sociedade egípcia
nas construções de diques, barragens para o melhor aproveitamento da utilização
da água e foi com a Matemática que puderam chegar a resultados fantásticos e
como herança deixando pontes, hidrelétricas e monumentos como as pirâmides,
influenciando na arquitetura moderna.
No conceito da Geografia podemos
desenvolver atividades como as coordenadas geográficas, mapas e o domínio das
escalas para se situar no espaço real. Sem os conceitos da Matemática não é
possível ter o domínio do conteúdo.
Com o desenvolvimento da Matemática
Financeira ao longo da história, foi possível desenvolver as redes bancárias
atingindo um patamar global inserido no capitalismo financeiro que domina
praticamente quase todas as sociedades terrestres.
Professoras: Izabel Ferreira da
Silva e Lea Aparecida Sassamoto.
Códigos
Linguagens e suas Tecnologias:
Produzir uma narrativa (conto) explorando
todos os elementos e sua estrutura, usando como suporte a pesquisa realizada.
Produzir um país a partir dos dados
da pesquisa e da elaboração do conto, abordando principalmente os seguintes
itens: nome, bandeira, moeda, cultura, linguagem, música, dança, política,
culinária, divisão geográfica e política e clima.
Esse é um trabalho interdisciplinar
onde a matemática está sendo trabalhada nos gráficos como também na moeda e sua
conversão.
Professoras: Cíntia Navarro, Cláudia Liége e Jandira Souza
Professoras: Cíntia Navarro, Cláudia Liége e Jandira Souza
Será pedido para os alunos analisarem texto a
partir da ótica matemática, levando em consideração os aspectos estruturais da
linguagem e também vocabular, em ressalva, será também pedido para que os
aspectos culturais e históricos sejam, respectivamente, considerados com a
finalidade que sejam também descritos a partir da ótica matemática.
Professoras:
Berenice Jacques e Cássia AndradeCiências da Natureza
Projeto: De olho vivo no Mosquito da Dengue
A dengue é
um problema que tem se alastrado em muitas localidades, principalmente em
regiões menos favorecidas, sem saneamento básico, moradias dignas e a população
com menos informações. As secretarias de saúde têm realizado campanhas para
informar sobre a doença e como devemos fazer para nos prevenir. Mesmo assim,
muitos casos continuam surgindo, portanto, essa informação deve estar nas
escolas, onde a informação pode ser disseminada, formando assim cidadãos
críticos.
Áreas relacionadas:
Áreas relacionadas:
Biologia: Promover atitudes na prevenção de doenças;
Identificar doenças recorrentes e endêmicas; Reconhecer formas de prevenção e
cuidados pessoais.
Química: Produção de armadilhas com produtos químicos para
captura de mosquitos.
Física e Matemática: Elaborar e interpretar gráficos com o
número de casos presentes no município.
Prós da interdisciplinaridade:
- É uma forma dos alunos aprenderem mais e também aprender a trabalhar
- Faz também uma integração de matérias em torno de um só o objetivo
- Mostra como uma matéria precisa da outra;É bom para o raciocínio faz com que entendamos mais porque é uma pesquisa feita por nós mesmos e a avaliação faz com que a gente reflita.
- Projetos integrados favorecem o desenvolvimento do raciocínio voltado para a resolução de problemas vivenciados pelos alunos. Com a máquina exercendo a função de trabalhos repetitivos, há a necessidade do desenvolvimento da capacidade humana de enfrentar situações novas e de raciocinar holisticamente.
- Professores e alunos passam a interagir mais entre si porque são levados a produzir atividades conjuntas, que fazem com que os alunos percebam as conexões entre os conhecimentos abordados pelas diferentes disciplinas e como eles tem relação com o cotidiano, tornando mais vivencial seu estudo.
Prof.ª
Claúdia Lúcia, Claudete e Franciele.
Relação
Matemática, Química e Física
A Matemática, Química e Física são
ciências entrelaçadas, em primeiro lugar é de extrema importância o
conhecimento de matemática na Química, como por exemplo o ditado mais comum que
existe em usar uma droga o que pode matar é sua quantidade, refiro-me ao uso de
medicamentos, seria impossível termos produtos sem seus devidos cálculos para
saber suas concentrações exatas de materiais e assim obter sua molécula ativa e
reação no organismo.
A matemática é sobretudo a linguagem universal no desenvolvimento científico e tecnológico para uma nação. Por isso, a física está sempre presente como parte fundamental nessa construção na qual se concretiza através de suas construções tecnológicas e assim facilitando a vida. Como provar os conceitos
de dilatação que ocorrem nos materiais ou mesmo mostrar os conceitos de
movimentos? Na verdade a matemática nos proporciona a comprovação de alguns
fenômenos, cálculos de distância dos planetas, nos novos materiais em nano
escalas, na manipulação de átomos com aparelhos milimetricamente desenvolvidos
como de força atômica, onde pode ser vistos a morfologia dos materiais e assim
produzir cada vez mais “produtos” que proporcionam o bem estar do ser humano
(chips, memórias, medicamentos, nanorobos),
entre tantos outros que poderiam ser citados.
Professores: Juliana Bessa, Francisco Chagas e Ricardo Arcari
Professores: Juliana Bessa, Francisco Chagas e Ricardo Arcari
Algumas questões
biológicas que a matemática pode auxiliar
TEMA
1: Malária
A doença é geralmente
transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a
qual introduz no sistema circulatório do hospedeiro os microorganismos
presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se
reproduzem. A malária manifesta-se através de sintomas como febre e dores de
cabeça, que em casos graves podem progredir para coma ou morte.
Em Biologia: Estudar
sobre o agente causador, transmissão, sintomas e tratamento.
Em matemática: elaboração
de modelos
matemáticos epidemiológicos determinísticos da malária.
Algumas
questões biológicas que a matemática pode auxiliar:
• Equações diferenciais;
• Álgebra linear;
• Probabilidade;
• Estatística;
• Matemática computacional;
• Geometria.Problemas populacionais
Professor: Keila Cristina
TEMA 2: O Sistema visual
Em
Biologia: descrever o funcionamento do sistema visual;
Em
Matemática: estudar sobre a taxa de descarga elétrica dos neurônios do sistema
visual que muda com ângulo de estímulo.
Termino
meu último relatório relacionado aos estudos dos cadernos da Etapa II_ Formação Pacto pelo Fortalecimento do Ensino
Médio_ com as mesmas palavras do caderno aqui exposto:
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