Como tudo começou...
A formação continuada “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio” chegou ao meu conhecimento no dia 20 de janeiro de 2014, através de uma reportagem do Jornal Tudo Rondônia. Assim dizia:
Como tudo começou...
A formação continuada “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio” chegou ao meu conhecimento no dia 20 de janeiro de 2014, através de uma reportagem do Jornal Tudo Rondônia. Assim dizia:
A partir de hoje (20) professores de escolas públicas de todas as disciplinas do ensino médio podem aderir ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O pacto oferece este ano, formação continuada que será presencial e desenvolvida na própria escola. Os educadores vão receber bolsa mensal de R$ 200 para fazer a formação”.
Mesmo
sendo período de férias liguei à escola para ter mais informações. No fim do
mês de fevereiro efetivamos as nossas inscrições e ficamos ansiosos para o início
da formação.
A expectativa pelo
início foi grande, pois sou professora de Ensino Médio há menos de três anos,
assim, um melhor direcionamento para os desafios dessa modalidade de ensino são
relevantes. Mal sabia eu que não seria só cursista. A diretora chega até mim e
diz que seria orientadora de estudo. Perguntei a ela quais seriam minhas
funções, mas as informações eram quase nulas. Comecei a pesquisar sobre o
assunto, e não sei se a propósito, mas só encontrava notícias, nenhum
documento. Somente a quinze dias do encontro para orientadores de estudo e
formadores regionais é que comecei a entender a grande responsabilidade que
assumira. Conversei com a diretora pedagógica e sinalizei que iria à formação,
mas se percebesse que interferiria em minhas atividades com os alunos
solicitaria a substituição.A formação que
aconteceu, nos dias 04 e 05 de agosto, no balneário Minuano, trouxe uma grande
expectativa quanto à receptividade dos professores, uma vez que a formação
demanda bastante estudo. Para minha surpresa, apenas um professor atuante na
escola pediu substituição, tivemos mais algumas, mas devido mudança de cidade e
escola, término de contrato e aposentadoria.
A partir de então, o contato com minha formadora regional, Maria Helena, tem sido constante. A mesma não mede esforços para sanar todas as dúvidas.
O sonhado primeiro encontro aconteceu no dia 28/08. Iniciamos com uma reflexão sobre a importância de sermos nós mesmos, aceitarmos as vitórias e os fracassos, as alegrias e as tristezas.
Na sequência, assistimos a
uma animação que mostrava que sempre nos deparamos com coisas novas, inclusive
em nossa profissão. A reação de alguns é o medo e de outros é fazer de tudo
para possuí-lo. No entanto, responsabilidades e consequências fazem parte desse
novo, e nem sempre sabemos como enfrentá-las. Por vezes, procuramos a solução
distante de nós. Quem sabe achemos que o governo federal tem a fórmula mágica
que fortalecerá o Ensino Médio, ou quem sabe a Seduc, os professores da Unir, quando
na verdade será a nossa troca de experiências que possibilitará a construção de
um novo olhar em relação a essa modalidade de ensino.Foi dada a oportunidade de os professores
socializarem o seu entendimento do vídeo.
Vídeo: Bem-vindos ao Pacto
Através slides:
- Apresentação da proposta: objetivo, equipe de formação, foco, organização do curso, campos temáticos, metodologia da formação e atribuições.
- Definição dos horários para estudos coletivos.
- Direcionamento para resolução individual da primeira atividade de Reflexão e Ação.- Entrega de kits oferecidos pela gestão escolar.
- Discussões do primeiro capítulo do Caderno I.
Finalizamos o encontro com o vídeo: Tecendo o amanhã, poema de João Cabral de Melo Neto.
Um galo sozinho
não tece uma manhã:
ele precisará
sempre de outros galos.
De um que apanhe
esse grito que ele
e o lance a
outro; de um outro galo
que apanhe o
grito de um galo antes
e o lance a
outro; e de outros galos
que com muitos
outros galos se cruzem
os fios de sol
de seus gritos de galo,
para que a
manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo,
entre todos os galos.
E se encorpando
em tela, entre todos,
se erguendo
tenda, onde entrem todos,
se entretendendo
para todos, no toldo
(a manhã) que
plana livre de armação.
A manhã, toldo
de um tecido tão aéreo
que, tecido, se
eleva por si: luz balão.
Um único canto não será capaz de trazer a luz e anular a escuridão, torna-se necessário que o galo convoque todos os galos e que eles possam dessa forma invocar a manhã, numa clara projeção de futuro.
Assim, o tão sonhado fortalecimento do Ensino Médio está atrelado ao grito de cada professor que atua por esse vasto Brasil.
Vamos daqui gritando, que de repente
uma manhã linda e brilhante
há de raiar.
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