sábado, 13 de setembro de 2014

2º ENCONTRO - CONCLUSÃO DO CADERNO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Motivação: Lutar sempre, cair talvez, desistir jamais...




Reflexão e ação I


        O primeiro momento foi a socialização da atividade Reflexão e Ação realizada no horário de estudos individuais: "Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e possibilidades de explicação para eles".
      Foi um momento muito proveitoso. Seguem depoimentos de alguns professores:

 Em 20 anos o número de jovens matriculados no ensino médio aumentou  consideravelmente. Agora, o País tem o desafio de garantir uma educação atrativa e de qualidade, mas o governo se preocupa em oferecer “auxílio” à população, fazendo-os acomodar, faz propaganda dizendo universidade para todos, mas esquecem de conscientizá-los que para fazer uma universidade, primeiro vem o ensino médio de qualidade.
Recuperar o histórico das indefinições quanto aos objetivos a serem alcançados pelo ensino médio, é o ponto de partida para compreensão das outras implicações e reflexos em como importante para apontar caminhos de sua superação. Isso é necessário porque os alunos só fazem o ensino médio para poder ir a uma universidade, mas não tem interesse em aprender isso faz com que durante à aula eles fiquem ouvindo música ou no celular.
Os atos violentos dos alunos e os problemas com a disciplina parecem sempre escapar do domínio do escolar os resultados dos alunos, seu comportamento passivo, agressivo etc., são percebidos como expressões do local em que moram e a escola levanta muros para que as questões do bairro não entrem nela. Há um comportamento etnocêntrico dos docentes, o mundo dos alunos é estrangeiro para a maioria deles.
As dificuldades no trabalho tendem a tornar docentes e diretores pouco ambiciosos. Muitos professores têm suas ambições bloqueadas pela ausência de condições básicas de exercício do magistério ou de reconhecimento externo. De sua parte, as propostas político-educacionais têm apenas criado condições que resultam em soluções paliativas, que não colocam no horizonte da qualidade escolar um projeto de revisão pedagógica coerente com o momento histórico.
(Professora de Química: Cláudia Liege)

Maior integração do tripé:  escola/ comunidade/ família-formação inicial e continuada mais adequada à realidade da sala de aula. Remuneração, acompanhada de valorização da profissão. Uma definição mais clara do que é papel da escola, da família e do Estado, permitindo uma revisão de uma face paternalista da escola e do professor. Melhoria das condições de trabalho por meio entre outros, da redução do número de alunos e turmas e qualificação do tempo extra – classe. Melhoria das condições de infraestrutura e recursos pedagógicos.
 (Professora de Filosofia- Cicera Maria Felix de Figueredo)

Os grandes desafios na atualidade é a conscientização da família, sendo o professor um agente no processo da educação e não o responsável pelo seu sucesso ou fracasso, e esta inversão de valores prejudica a qualidade do ensino. Os alunos vêm pra escola cobrando da comunidade escolar seus direitos, mas os deveres se fazem de desentendidos.  A falta  valorização dos professores. Devemos ter uma nova elaboração da matriz curricular muito extensa diante da carga horária. Devemos estar em conjunto com os três pilares escola, comunidade e família. Remuneração digna com valorização da profissão. Melhoria das condições de trabalho, redução do número de alunos e condições dignas de infraestrutura e recursos pedagógicos.
 (Professora de Educação Física- Gláucia Lemos)
                   
Para os professores:
- Conseguir desenvolver um trabalho com qualidade e eficiência, é um desafio cada vez mais distante, para este profissional. Já que, a carga horária do professor é insuficiente para tantas mudanças e cobranças que cada vez mais, exigem do professor uma atitude equilibrada, serena e ponderada para dar conta de tantas atribuições, onde o leque se ampliou, a hora atividade,destinada ao planejamento, tornou-se insuficiente para pesquisa, atualização, aprender como utilizar as inovações de mídia, correção de atividades, entrega no prazo determinado de notas, diário eletrônico, descobri metodologias sempre novas, inovar, entre outras. O tempo para conciliar a vida pessoal com a profissional torna-se um desafio cada vez mais difícil de atender, fazendo com muitos acabem se sentindo incapacitados e/ou desequilibrados, pois sentem-se ineficientes, aí o sentimento de culpa, pois tamanhas cobranças levam ao número assustador de profissionais afastados da função por não conseguir conciliar sua vida profissional, com a pessoal.
- Conseguir realizar um trabalho a contento é fundamental para  qualquer mudança e transformação, tanto para o Ensino Médio, quanto qualquer outro nível de ensino, onde o profissional da educação é o intermediador do Sistema , é ele que transmite o saber ao educando.
- Assim nenhum sistema pode esquecer esse profissional. Encontrar caminhos para auxiliá-lo, e/ou repensar a carga horária desse profissional, pode ser um caminho, para que assim ele consiga  realizar suas tarefas a contento conseguindo vencer seus desafios e anseios.
- Para o educando:
- Desafios: Na atualidade o 1º desafio que o professor enfrenta  é vencer o imediatismo dos alunos, que querem viver o presente, aproveitando a vida, muitos, a grande maioria, não pensam no amanhã, não planejam o futuro. Não vêem, ou não se vêem como profissionais brilhantes, nem que possam ter um bom salário, em uma profissão que o estudo garantiu.
- A mídia através do celular é utilizado muito mais como um concorrente do que, busca de conhecimento. Entretenimento e diversão,é a escolha principal, mesmo quando o professor tenta optar pela mídia, a saída é sempre pela tangente, onde a sala de bate-papo, vídeos engraçados e qualquer outro mecanismo, que faz com que eles não consigam por atenção à aula.
- Para os jovens que fazem cursos(SENAI, SENAC), esses trabalham ainda, meio período, nem sempre estão conseguindo conciliar, tantas tarefas e ter aproveitamento a contento.
- Alunos do EJA, preocupam-se muito mais em concluir o curso, do que busca de  conhecimento.
Soluções:
O Ensino médio, poderia ter 03 anos de curso como temos nos dias atuais, direcioná-los após para cursos técnicos.
Repensar uso de celular em sala, pois dizer para eles que é proibido, por lei do seu uso em sala, é o mesmo que permitir.
Incentivos com bolsas,  para alunos que se destacam,exemplo, todas notas acima da 
             (Professora de Geografia: Aida  Dominato Gonçalves)  

        O Ensino Médio, assim como as outras modalidades de ensino tem sido tratado de forma que não prioriza todas as classes sociais. Não foi só durante o período da primeira República, nem mesmo com o acontecimento das reformas, fim da Ditadura, redemocratização do ensino e outros movimentos. O ensino avançou pouco em relação ao acesso total de todas as pessoas que precisam ingressar nas escolas públicas do país, principalmente para os jovens adolescentes que estudam, exacerbando a desigualdade no atendimento ao que seria um direito igualitário. O que se observa, é um sistema onde as políticas públicas não conseguem oferecer,ou melhor, não consegue atingir todos os jovens que se encontram em fase de formação intelectual envolvendo todos os aspectos, seja social, cultural e conhecimento tecnológico, aprimoramento do estudante como pessoa humana incluindo a formação ética e desenvolvimento da autonomia integral e pensamento crítico. 
      Teve alguns avanços, mas falta muito ainda para que o Brasil consiga atingir números significativos na educação em todas as suas modalidades. 
          (Supervisora: Maria Gonçalves)

        O Ensino Médio por ele mesmo já é desafiador, pois se trata de uma etapa na vida dos alunos de grandes mudanças e decisões profundas que podem ser para a vida toda.
      Um grande desafio para o atual Ensino Médio está relacionado à evasão escolar e aos altos índices de reprovação. A questão se encontra em como resolver esse desafio, os alunos abandonam a escola por vários motivos, necessidade de ter emprego para complementar a renda familiar, reprovação, questões sociais, entre outros.
      Segundo Brandão, a finalidade precípua do Ensino Médio é a de criar as condições básicas e necessárias para que o aluno compreenda os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. 
Sabemos que não é só a presença do professor que garante um ensino de qualidade. É fundamental que esse professor seja bem formado, que esteja constantemente atualizado (e que para isso receba um salário digno). Nesse quesito, quer seja, o da formação do profissional que atua no Ensino Médio, é comprovado que temos uma séria deficiência.
      Enfim, além dos desafios da universalização do acesso e da igualdade de oportunidades educacionais, também permanecem desafios referentes ao currículo e aos conteúdos a serem trabalhados, à formação e remuneração dos professores, às condições de infraestrutura e gestão escolar, aos investimentos públicos realizados, entre outros. Precisamos de políticas públicas que atendam e resolvam essas situações, caso contrário o Brasil continuará com seus índices baixos e sua qualidade de ensino comprometida. 
        (Professora de Língua Portuguesa: Cíntia Navarro)

       Na prática educacional temos a família que deveria auxiliar na educação e ser responsável pelo “ser-aluno”, e nesta questão deparamos com o “abandono” e o repasse de responsabilidade para escola/professor, ficando sobrecarregado já que o mesmo tem que ensinar conteúdo, disciplina e em muitos casos respeito, não havendo assim a integração necessária de família/aluno/escola.
     Outro desafio vem com o ensino básico, que deveria ter um plano específico, que realmente promovesse alunos com o aprendizado consolidado para garantir que os discentes tenham conhecimento suficiente para prosseguir no ensino médio.
   E já no ensino médio nos deparamos com vários desafios, entre eles: o imediatismo dos alunos, a estagnação de alguns profissionais da educação, o não comprometimento do aluno com o ensino, entre outros.
     Muitos professores com suas cargas horárias sobrecarregadas, por causa da baixa remuneração, aparecem para trabalhar desmotivados, ficam estagnados no tempo, não acompanham as mudanças tecnológica e humana, e outras vezes não fazem (ou não aceitam) uma crítica, ficando claro que necessitam rever estratégias; com o oferecimento de cursos de aprimoramento para despertar novos conceitos e estratégias, até mesmo para garantir uma “modernização” e atualização dos meios educacionais e dos docentes.
     Já com os alunos verificamos a falta de um norteador no ensino médio, algo que eles possam ter contato com experiências para a nova etapa de aprendizagem, tanto no técnico quanto no regular, que possa mostrar a importância do conhecimento, a realidade que tem que enfrentar, como é o mercado de trabalho em que eles vão ser inseridos, as dificuldades e o rigor que a vida e a nova etapa de ensino vão exigir deles.
     Outro ponto importante é que os alunos vivenciem na prática (ou de maneira mais prática) o porquê de tudo que é estudado e cobrado na escola, tentando-se assim que o aluno tenha um despertar de consciência do motivo dele estudar e criando assim novas perspectivas e objetivos de vida embasados no conhecimento.
 Em suma para os desafios serem vencidos, todos (família/escola/professor/aluno) têm que rever e reformular suas formas de agir, conscientizar que os problemas existem, mas que devem ser superados e vistos como uma oportunidade para um novo começo.
(Professora de Língua Portuguesa: Tatiane Felisberto Comisso).




Reflexão e ação II


      Elaboração de um questionário para analisar o perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de nossa escola.
       Elaboramos o questionário que cada professor aplicará em uma turma. Os professores de Matemática farão tabulação dos dados, que serão postados assim que concluídos.


Reflexão e ação III


          Quais os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Registre a compreensão acerca desses elementos (Discussões a partir do caderno e da DCNEM).





               A atividade foi feita em grupos, após houve a socialização.


             Seguem alguns depoimentos: 

A formação integral do estudante tem como objetivo o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua trajetória escolar onde houvesse um conjunto eficaz entre conteúdo e prática possibilitaria ao mesmo um despertar critico para o ensino e assim ficando mais embasado o aprofundamento do conhecimento. Com a elaboração e a criação de um novo currículo escolar que viabilizasse uma nova forma de inserir componentes específicos para a junção do curso técnicos e regular. Nosso desafio como educador é aguçar no educando a necessidade de buscar um conhecimento que saia do ambiente escolar e lhe acompanhe na sua vida principalmente profissional e nesta busca precisamos integração do tripé:  escola/ comunidade/ família e formação inicial e continuada mais adequada à realidade do cotidiano, e recurso específico para os projetos extra classe, onde assim levaríamos a vivencia na pratica, demostrando a realidade. Despertar a consciência social integrada com valores essenciais e primordiais. 
(Grupo: Professoras Berenice Jacques, Cícera M. Felix de Figueiredo, Glaucia Lemos Ribeiro e Tatiane Felisberto dos Santos Comisso)

            O estudo sobre a formação integral do jovem estudante do Ensino Médio, revela-se na Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em vários artigos, como no Art. 5, item VIII, mostra a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta do desenvolvimento curricular.
       Para que haja a educação integral são necessárias propostas que valorizem não só as ciências novas que tem por trás as inovações tecnológicas, mas currículos que incluam o espaço em que vive o homem, a sociedade em que está inserido, sua inter-relação com o meio em que vive, valorizar o aluno cidadão, com seus direitos e deveres, além das ciências naturais e exatas, não esquecendo o aspecto histórico, cultural, entre outras. 

 Mas para tal, é necessário:
* Uma educação continuada, com oportunidades para os jovens ser direcionados para o mercado de trabalho, cursos de Ensino Superior, entre outros.
* Maior elo entre sociedade e escola, inclusão de cursos técnicos, com bolsas para estagiar em empresas.
* O comprometimento da família, somando esforços com a escola no acompanhamento e apoio aos jovens.
*  Aulas práticas, e/ou laboratoriais.
* Testes vocacionais com profissional capacitado, para que o aluno encontre uma direção, na escolha da futura profissão.
*  Observar questões de saúde, para tanto, seria viável, um profissional da área da saúde, atuando periodicamente na escola, este faria  triagem para tratamento médico quando necessário.
* Quanto ao professor, peça mestra do sistema, que hoje sofre, muitas vezes, quase solitariamente com tantos desafios em sala de aula, que inclui, desde falta de respeito por parte dos alunos, problemas de comportamento, falta de comprometimento do jovem e da família, que relega à escola todo compromisso de educar, assim é necessário que:
* A escola inclua profissionais como: psicólogos, psipedagogos, assistentes sociais, para dar suporte técnico ao professor.
*  Valorização profissional com Plano de  carreira, e melhoria salarial
(Grupo:  professoras Áida   Dominato, Antônio Assis, Izabel Mangaroti  e                Cássia)

As atuais condições de vida tornam indispensável uma formação muito apurada das crianças e jovens, caso quisermos ter um futuro. Os meios de comunicação bombardeiam diariamente o cidadão com uma avalanche de informações de todo tipo. Com frequência, os temas decisivos da vida humana são tratados de forma leviana e tendenciosa. Torna-se extremamente difícil para as crianças e jovens reagirem com a devida lucidez diante desta avalanche de ideias desencontradas ou mesmo oposta. O único caminho para uma solução é dotar as crianças e jovens de um elevado poder de discernimento e fortalecer sua vontade mediante a proposta de um ideal de vida que os entusiasme. Entre a diversidade da educação nacional, destaca-se a importância do Sistema Nacional de Educação, onde é fundamental garantir a mesma base educacional para jovens, adolescente e adulta, seja em área urbana ou rural, sem qualquer tipo de distribuição de gênero, classe, etnia e credo, como também políticas públicas voltadas para o desenvolvimento pleno do indivíduo em todos os seus aspectos, aprimoramento do educando como pessoa humana incluindo a formação ética e desenvolvimento da autonomia integral e pensamento crítico. Para alcançar tal formação, necessário desenvolver competências técnicas, éticas e integração aos conhecimentos gerais com, ciências, tecnologia, cultura para que a prática social do indivíduo promova transformações sociais que diminua a desigualdades presentes em nossa sociedade.  É para isto que precisamos alcançar a "formação integral dos alunos", de acordo com a LDB tem de ser tratados através de todas as áreas, de forma tal que, ao mesmo tempo em que são apresentados,  vão se atingindo os referidos objetivos: pensar com rigor, raciocinar de forma coerente etc. Ao fazê-lo, cada professor exerce função de autêntico tutor.
(Grupo: Professoras Cláudia Liege e Maria Gonçalves)

Dentre os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral, está o de formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade em que estão inseridos, visando o bem estar do indivíduo no plano social e coletivo.
A educação deve ser tratada como uma totalidade social, podendo assim, desenvolver todas as potencialidades do ser humano. Para uma formação integral do estudante, deve haver trabalho e pesquisa que são princípios educativos e pedagógicos.
Deve-se desenvolver a criatividade, a capacidade para a análise e síntese, o autoconhecimento, o espírito crítico, a responsabilidade e a autonomia.Tornando possível um trabalho inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência. 
O currículo deve expressar-se por práticas escolares que se desdobrem em torno de conhecimentos relevantes e pertinentes, norteadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes, contribuindo assim para o desenvolvimento de suas identidades.
O processo deverá levar o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e interagir com outras pessoas; com o intuito de prepará-los para tornarem-se cidadãos ativos, participantes na família, no trabalho, na vida cultural e política.
Enfim, ser capaz de exercer a cidadania e cumprir seu papel na sociedade.
(Grupo: Professoras Cíntia Navarro e Cleonice de Moura)


Reflexão e ação IV


       A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas. Diante desse quadro, como chegar à universalização do Ensino Médio?


Para universalizar o ensino médio é preciso mais investimento, envolve muitos desafios e extrema responsabilidade de todos envolvidos no processo, principalmente o governo no que diz respeito à inserção de políticas públicas que possam atender as necessidades existentes e favorecer mudanças  estruturais que promovam a superação da atual estrutura social geradora da desigualdade presente em nossa sociedade. 
Assim, é importante a construção de novos espaços dentro da escola para o exercício de diferentes atividades, para que a mesma seja vista como um lugar em que os jovens entram, sintam prazer tanto em estar, como em continuar.
Outro desafio é formação de professores, para que tenhamos profissionais com uma formação muito estruturada para trabalhar com a juventude.
 (Professora de Química:Cláudia Liege)

          Direcionando políticas públicas educacionais de forma coerente e bem pensadas, mais justas, realistas, concensuadas, e assim com maiores chances de sucesso. Interessa não apenas a governos, mas também a amplos setores da sociedade como é o caso das fundações, institutos, organizações não-governamentais e empresas que realizam investimento social privado, enfim, a todos os agentes que, cada vez mais, direcionam recursos humanos, físicos e intelectuais para construir uma educação mais justa e melhor para todos.
          Qualificar o professor na execução desses projetos, e consequentemente ofertando uma remuneração que venha a atender todas as suas necessidades sociais, culturais e políticas.
        Realização de uma maior integração entre escola comunidade e família em consonância com o projeto político pedagógico da escola. Essa sonhada universalização passa pela qualidade e a qualidade perpassa por vários fatores fundamentais para o bom desenvolvimento da educação brasileira, como: investimentos maiores em infra-estrutura adequada,valorização dos professores, aumento do número de vagas na escola em lugares com deficiência, redução do número de alunos por turma e tempo escolar suficiente para que os jovens executem suas ações.
          Enfim, com todos os incentivos econômicos e políticos e políticas públicas implementadas, para se atingir o objetivo almejado da universalização do ensino médio é primordial direcionar ações e atividades da escola para a diminuição das taxas de evasão, repetência e distorção idade/série, sem nunca negligenciar da qualidade do ensino, que passa fundamentalmente pela melhora de infra-estrutura,valorização do professor, investimentos em tecnologias, aperfeiçoamento da gestão das escolas com indicadores e planejamentos mais concretos.
           (Professora de Biologia: Claudia Lúcia Leitão de Figuerêdo).


     

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