O professor Leandro, trabalhou com seus alunos a produção de vídeos relacionados à disciplina de Filosofia. A seguir uma mostra dos resultados.
A professora Cleonice e o professor Marilson desenvolveram uma aula com funções e gráficos de funções:
O post seguirá na medida em que os professores entregarem os relatórios.
Nova postura
•Função de orientador,
problematizador
•Formulador de
interrogações
•Coordenador de
equipes de trabalho
As mudanças dependem
de Educadores maduros intelectual e emocionalmente, de pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas,
que saibam motivar e dialogar.
Pleno domingo à noite chega mais uma atividade riquíssima a partir dos dispositivos móveis, com a professora Cíntia Navarro de Língua Portuguesa.
Pleno domingo à noite chega mais uma atividade riquíssima a partir dos dispositivos móveis, com a professora Cíntia Navarro de Língua Portuguesa.
Plano
de aula – uso do celular em sala de aula
Professora:
Cíntia Navarro
Estrutura
Curricular
Modalidade
–
1º ano do Ensino Médio
Componente
curricular - Língua Portuguesa
Conteúdos -
ü Recursos linguísticos em uso:
fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais.
ü Aspectos cognitivo-conceituais:
mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações.
ü Produção, leitura, análise e
reflexão sobre linguagens.
Dados
da Aula
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
ü Compreender a
perspectiva da linguagem como instrumento de comunicação, estruturada em torno
de elementos e entendendo as diferentes funções.
ü Refletir sobre o uso da
tecnologia aplicada à comunicação, principalmente no que se refere ao aparelho
celular.
ü Reconhecer a
diversidade de recursos comunicacionais disponíveis em um aparelho celular.
ü Compreender o sentido
geral e expressivo de uma música.
ü Identificar
procedimentos linguísticos de construção da mensagem de texto.
ü Apropriar-se do
conceito de elementos da comunicação.
ü Reconhecer os elementos
da comunicação presentes na imagética.
ü Compreender as
especificidades da situação de produção literária, sentido conotativo,
sobretudo a interação e a expressividade.
Duração
das atividades - 4 aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sabemos
que o uso dos aparelhos celulares é, segundo muitos professores, um problema
recorrente em sala de aula. Alguns afirmam que o aparelho distrai o aluno,
desviando-o do principal foco da escola: a aprendizagem. Verdade é que mesmo
antes da popularização dos aparelhos celulares ou mesmo de sua criação, a
distração era um dos principais motivos apontados pelos professores como
causadora do baixo desempenho dos alunos.
O
aparelho celular se popularizou na última década, bem como houve uma redução
considerável no valor de muitos aparelhos que chegam, inclusive, a sair de
graça para o consumidor que adere a um plano específico de uma das tantas
empresas de telefonia móvel presentes hoje no Brasil.
Outro
dado importante reside no fato de os celulares evoluírem tanto a ponto de
deixaram de ser apenas um aparelho telefônico e se tornarem filmadoras,
calculadoras, editores de imagens, tocadores de música, players de vídeo, vídeo
game, pequenos computadores em que se pode instalar e utilizar aplicativos dos
mais diversos e, além de tudo isso, editam e transmitem mensagens de texto, as
chamadas SMS.
Neste
plano de aula, procuraremos desenvolver atividades que contemplem o uso do
celular como uso cotidiano do sentido expressivo através das músicas. Usaremos
a imagética para representação da leitura e produção de mensagens de texto, que
simulem as diversas situações de produção.
Estratégias
e recursos da aula
RECURSOS:
ü Textos impressos com
as letras das músicas.
ü Aparelhos celulares
(dos alunos)
ü Musicas nos
celulares, fones de ouvido.
ü Tinta guache, pincéis
e cartolinas.
ESTRATÉGIAS:
Aulas
1 e 2
Iniciei
a aula pedindo aos alunos que formassem grupos com quatro alunos. Pedi que
ouvissem as músicas trazidas por eles e que analisassem as letras, sua expressividade
e mensagem. Então, pedi que escolhessem uma das músicas para representá-la em
um cartaz usando a imagética. Após a escolha os alunos começaram a explorar o
sentido conotativo e expressivo presente na letra e então, começaram a formar
através de desenhos a mensagem que a música trazia para isso fizeram uso das
tintas e dos pincéis.
Aulas
3 e 4
Ao
terminarem a produção do cartaz, os alunos foram apresentar seus trabalhos.
Cada grupo colocou sua música para tocar e após ouvirmos a música o grupo foi explicar
sua leitura e produção de imagética.
Abordando as seguintes questões: qual a mensagem presente nesta
composição? Há o uso de paralelismo? Qual linguagem conotativa a música traz? O
que ela representa?
Avaliação
As avaliações ocorrerão
basicamente em dois momentos:
(1) durante o
desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno em seu aparelho celular, durante
a análise das letras e debate para escolha da música entre o grupo.
(2) durante as produções de
textos orais, escritos e imagéticos.
Nesse
sentido, aferiremos em que medida os alunos estão alcançando um melhor desenvolvimento
no que se refere aos conteúdos:
(a) procedimentais (leitura, escrita, estratégias de pesquisa e
estudo);
(b) conceituais (o que ele deve saber sobre os conceitos propriamente
ditos);
(c) atitudinais (capacidade de trabalhar em grupo, respeito às ideias
dos outros, saber ouvir, aceitar críticas etc.).
Relatório
da aula ministrada
A aula foi excelente, pois houve o
envolvimento de 100% dos alunos. O recurso foi explorado de maneira correta e
os próprios alunos ficaram surpresos em ver que podemos usar o celular como
ferramenta pedagógica.
O que
mais me chamou a atenção foi que eles usaram sem preocupação de estar fazendo
algo errado e não precisei ficar fiscalizando ninguém, pois os alunos usaram
exatamente para o que foi solicitado e não se distraíram com outras coisas.
Acredito
que a atividade foi riquíssima e muitos aprendizados foram apresentados, pois
trabalhamos a oralidade e principalmente o saber ouvir, compartilhar, escolher
e optar.
Lindos resultados de aulas propostas pela professora de Geografia: Izabel
Plano de aula
PROFESSORA: fRANCIELE
DISCIPLINA: BIOLOGIA
OBJETIVOS
Conhecer os métodos contraceptivos e conseguir diferenciar métodos
hormonais e os de barreira. Compreender deficiências do sistema genital
masculino.
Conteúdo
Métodos anticoncepcionais e deficiências no Sistema Genital Masculino.
Estratégias
Explicar e relembrar o conteúdo da aula anterior (reprodução) e
responder às questões relacionadas ao tema, pesquisando no livro e na internet
em sala de aula (em telefones celulares).
As questões foram previamente elaboradas e impressas para que os
alunos respondessem individualmente. Eles poderiam pesquisar em seus livros e
nos seus telefones celulares.
Esse trabalho tem como objetivo estimular a capacidade de aprender do
aluno, desenvolvendo o autodidatismo e a autonomia dos estudantes.
Recursos didáticos
Livro didático e internet dos telefones celulares.
Avaliação
Responder questões relacionadas ao tema, utilizando livro e internet.
Relatório da Aula com Dispositivo Móvel
A aula transcorreu normalmente, o conteúdo pode ser relembrado de
forma clara e concisa. Os alunos receberam a atividade, se organizaram em fila
e iniciaram os trabalhos, a princípio utilizando apenas o livro e logo depois
usando seus aparelhos eletrônicos para uma pesquisa mais ampla. Mostraram-se
bem receptivos à nova abordagem desta tecnologia, concentrando-se mais que em
outros tipos de aula.
Plano de aula
PROFESSORA: JANDIRA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo: Conhecer a literatura barroca e suas artes.
Metodologia: Reproduzir as artes barrocas usando os efeitos da tecnologia.
Relatório da aula citada
No dia dois de outubro, foi realizada a aula com os alunos do ensino médio, turmas: primeiro ano D e C, usando a tecnologia. A mesma foi um sucesso, pois houve a participação de todos. Após uma aula sobre a literatura barroca, foi proposta aos educando a seguinte atividade: reproduzir a arte da época através de fotografias que representassem as idéias ou os anseios daquela sociedade que vivia um grande dilema entre o divino e o profano, entre a luz e a trevas, entre o carnal e o espiritual. A turma tirou fotografias e fizeram os efeitos necessários, com o uso do celular e depois passaram os trabalhos para tablete. Foi uma atividade simples, porém proveitosa, visto que para realizar o trabalho, eles tiveram de entender o porquê daquelas artes.
Relatório
sobre o plano de aula com a inserção do uso do celular
em sala de aula - Professora: Tatiane Comisso
em sala de aula - Professora: Tatiane Comisso
Despertando
a Solidariedade
As atividades começaram com a sessão
de cinema: Assistindo ao filme A Corrente do Bem, levando os alunos a
perceberem que suas ações por menores que sejam refletem positivamente ou
negativamente nas pessoas.
A discussão foi proveitosa já que os
mesmo viram que os atos têm consequência. E que todos podem e têm o poder de mudar
o mundo com suas atitudes.
A turma foi dividida em grupos e
colocados para pesquisar na internet exemplos de pessoas que são solidárias.
Alguns alunos conseguiram baixar os vídeos de um programa que passa na TV por
assinatura, chamado Mulheres que Perfumam, (do qual eu tinha comentado) e
começaram a compartilhar via celular e criarem suas ideias.
Foi dado um prazo de duas semanas
para realizarem o trabalho e na terceira semana socializarem. Na sala de aula
sempre tinha 10 minutos para comentarem sobre o trabalho e troca de ideias.
Na socialização do trabalho houve
uma considerável participação da sala, poucos alunos deixaram de fazer o
trabalho e os relatos foram incríveis.
Segue em anexo alguns relatos dos
trabalhos:
Aluno:
Eduardo Navarro da Silva
Disciplina:
Sociologia
Professora:
Tatiane Comisso
Fazer algo de bom
para a Sociedade
Planejamento: Visitar alguns doentes e tentar
ajudar de alguma forma.
O que conversamos: Conversamos com os doentes sobre
o que poderia melhorar as condições de saúde deles; nós os chamamos para
visitar a igreja e rezar; e fizemos uma oração pedindo a Deus pela saúde dos
doentes.
Por que eu fiz: Queria que eles melhorassem.
O que a minha ação
ajudou: sugestão
de mais opções de tratamentos e
medicamentos como, por exemplo, acupuntura entre outros. Levá-los a sentir e perceber a importância
que cada um tem.
Tempo que estive
nas casas: (20
minutos no mínimo e no máximo 40 minutos)
Companhia para
visitas: minha
irmã, minha prima e a minha avó.
Fotos tiradas nas visitas:
Enfim, terminamos uma boa ação por
hoje e acredito que devemos sempre olhar para os problemas dos outros e não nos
preocuparmos apenas com os nossos!
"Um ato de bondade à sociedade"
Nome:
Victor Pereira Torres
Distribuição dos cartões com mensagens.
Obs.:
Todas as fotos acima foram tiradas em minha vizinhança. Tentei
tirar fotos com meus vizinhos mais velhos mais eles estão viajando alguns eram
pedestres como o rapaz da 2º foto.
Mas
valeu muito apena.
Foi uma grande experiência, gostei de distribuir os cartões
ver o entusiasmo e alegria. Claro que não pude tirar fotos com todos eles
alguns tinha muita vergonha, mais foi bom adorava ouvir os obrigados e “que
legal o que você esta fazendo”. Penso em seriamente em fazer muito mais cartões
e distribuir nas avenidas de grande passagem de pessoas em lojas e mercados e
muito gratificante ver o sorriso das pessoas com a mensagem, eu gostei muito
mesmo de fazer as mensagens, por que nós devemos ajudar do nosso jeito o irmão,
o vizinho, o colega de trabalho, o desconhecido na rua, em qual quer lugar por
que “hoje nós damos amanhã nos recebemos”.
Ainda
houve alguns grupos que resolveram se inspirar em um dos episódios do programa
Mulheres que perfumam e enfeitaram alguns pregadores e tiraram fotos e postaram
em redes sociais comentando sobre o lugar, um segundo grupo deixava em lugares
estratégicos para as pessoas pegarem.
Algumas pessoas
passavam pelos canteiros e notavam os pregadores, saiam rindo, outras pegavam e
levavam para casa. O mais legal foi ver as reações das pessoas, o sorriso no
rosto, falando sozinha, enfim as mais variadas.
Alunas: Ana Queren e Larissa;
Milena e Camila; Jéssica, Kelly, Rayani e Luana.
Projeto
de Sociologia Jéssica, Kelly, Rayani Machado, Luana
Resolvemos nos juntarmos para cuidar
das crianças da vizinhança da rua da casa da Jéssica. Passamos de casa em casa
com o convite, falamos que era um trabalho para a escola, mas faríamos com
muito amor, alguns pais não deixaram, foram somente duas crianças, mas nos
divertimos muito. A surpresa maior foi que apesar de cansada no final estávamos
muito felizes.
Com
a conclusão do trabalho pudemos ver que um simples ato pode nos deixar felizes.
E a sensação de ter feito algo bom para alguém é insuperável.
Tatiane
Felisberto dos Santos Comisso.
Lindos resultados de aulas propostas pela professora de Geografia: Izabel
RELATÓRIO DO PLANO DE AULA DO
PRIMEIRO ANO DA PROFESSORA LEA.
Conforme
proposta do plano de aula sobre a utilização dos meios de comunicação da
atividade em sala, os alunos fizeram pesquisa sobre a Turquia, do antigo
Império /bizantino, procuraram informações atuais nos aspectos econômicos,
sociais e políticos. O objetivo foi unir a história antiga com a moderna. Os
alunos interagiram com as informações obtidas através da internet para uma
melhor compreensão da história.
Em relação ao
uso da tecnologia em sala de aula, foi muito proveitosa a experiência com os
alunos do 2º ano C, onde foi ministrado o conteúdo sobre a Revolução
Industrial, onde expliquei os efeitos benefícios do uso do celular para sanar
dúvidas imediatas em sala, pedi para alguns alunos pesquisarem termos e
desenhos das primeiras máquinas, que o livro didático mão disponibiliza. Os alunos
gostaram muito da experiência e elogiaram que assim é um companheiro constante
e inseparável do aluno.
Professora de
História: Gláucia Godinho.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO
ENSINO MÉDIO
EEEFM ALUÍZIO FERREIRA
PROFESSORAS: Maria Gonçalves e Cláudia
Lúcia Leitão de Figueredo
DISCIPLINA: Biologia
TEMA: Reino Animal e seu habitat
RELATÓRIO
METODOLOGIA
A
aula iniciou-se com a explanação de que a tecnologia é produto do momento
histórico, que pode ser muito importante para a compreensão de quase tudo que
pensarmos.
Então
para possibilitar uma aula interessante e inovadora quanto a compreensão do
reino animal e seu habitat fizemos um tour virtual, com a finalidade de
proporcionar uma maior reflexão sobre os habitat de algumas espécies de
animais.
Conduzimos
a turma à sala de multimeios os alunos que após assistirem o tour virtual
referente ao museu de história natural direcionamos perguntas sobre a
importância do conhecimento do reino animal e seu habitat e discutiu-se o
assunto.
Finalizamos
com a entrega dos relatórios escritos individualmente referente ao tour virtual
ao museu de história natural onde foi avaliado o interesse do aluno, o interesse
do aluno, a criatividade e a participação.
PONTOS
POSITIVOS
Os
alunos mostram-se mais motivados quando utilizamos as ferramentas tecnológicas,
para o processo de aprendizagem.
O
processo de aprendizagem mostra-se mais efetivo, pois eles ouvem, veem e no
caso da aula puderam discutir em sala sobre o assunto.
PONTOS
NEGATIVOS
Horário
ocupado muito reduzido para realizarmos a aula na sala de multimeios existe momentos que temos que pedi aula de
outro professor para concretizarmos a ação proposta.
A
tecnologia continua em frequente avanço, porém muitos alunos, por razões
econômicas, políticas e sociais, não conseguem acompanhar esse avanço.
Sem
dúvida, uma saída para este problema é a socialização das tecnologias.
Computadores,
internet, telefone e outras melhorias devem ser disponibilizados para todos,
seja em escolas, repartições e locais públicas.
Não
haverá melhorias enquanto apenas um pequeno grupo tiver acesso a todos os meios
possíveis de tecnologia em detrimento dos demais excluídos digitais.
Professoras: Claudete Reis e Gláucia Lemos
Ribeiro
Relatório da aula ministrada a partir dos
dispositivos móveis.
03 salas do 2º Ano do Ensino Médio.
O nosso tema escolhido foi bullying
trabalhamos com a disciplina de Educação Física e constatamos em diversos casos
que nossos alunos praticam o mesmo com alguns colegas, às vezes sem intenção.
Em uma aula solicitamos dividissem em 4 grupos e pesquisassem em seus celulares a definição,
prevenção, os traumas causados no individuo que sofre o bullying e se possível
assistissem a alguns vídeos. Após o trabalho de pesquisa o grupo deveria montar
um teatro, documentário ou informativo sobre o tema. O vídeo deveria ser
gravado somente no celular e o vídeo deveria conter os integrantes do grupo.
Tivemos
alguns contratempos, pois uma vez liberado o celular para a pesquisa alguns
alunos, em vez de fazer o trabalho proposto estavam nas redes sociais,
outros alegaram que o grupo não tinha
celular com internet, mas em diversas vezes recebiam notificação de chegada de
mensagem do WhatsAp.
Os grupos não aproveitaram o tempo que tinham pra fazer o seu trabalho,
alegando diversos motivos.
O
vídeo era para ser produzido e entregue na próxima aula, a maioria dos grupos
não entregaram. Mas alguns grupos
entregaram e foi possível constar que devemos aprimorar e consertar os nossos
erros para que em breve essa metodologia possa fazer parte do processo.
Concluímos que
esse é um importante instrumento que facilita o processo de aprendizado, mas
devemos fazer uma conscientização para que os nossos alunos aprendam a usar de
forma positiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário