domingo, 14 de setembro de 2014

O QUE É O PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO?

    
       O Programa tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012.

      O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial nº 1.140,de 22 de novembro de 2013. Em Rondônia a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) aderiu ao Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio lançado pelo Ministério de Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC).

     A adesão dos professores foi feita no SISMédio, sistema informatizado de cadastro desenvolvido para atender ao público do pacto. 

           Cada educador receberá bolsa mensal de R$ 200 para fazer a formação, que será presencial e desenvolvida na própria escola. Para participar, o docente deve atuar em sala de aula e estar registrado no Censo Escolar de 2013.

     Os professores cursarão dois módulos do pacto. O primeiro trata da formação comum a todos, organizada nos núcleos:
• Sujeitos do ensino médio• Ensino médio• Currículo• Organização e gestão do trabalho pedagógico• Avaliação e áreas de conhecimento• Integração curricular
           
              No segundo módulo serão abordados conteúdos das áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Os professores destinarão seis horas semanais à formação continuada. Serão três horas de aulas coletivas e três de estudos individuais.
        
         Nos últimos anos, de modo geral, pode-se assistir de forma marcante ao empenho por parte das secretarias educacionais na implementação de programas de formação continuada, preocupadas principalmente, com a introdução de múltiplas inovações curriculares e embuídas do propósito de melhoria e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas por seu corpo docente. Uma carga significativa de recursos humanos e financeiros tem sido despendida pelas instâncias públicas em projetos de “capacitação” de professores, gerando uma série de atividades de formação continuada – palestras, seminários e cursos. 

   Este Blog tem por finalidade efetuar registros dos Encontros a serem realizados na E. E. E. F; M. Aluízio Ferreira, sob orientação de Telma Rocha da Silvatendo como Formadora Regional a professora Maria Helena Rodas Catarino.


                      

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário