quarta-feira, 15 de outubro de 2014

AULAS MINISTRADAS A PARTIR DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS.

O professor Leandro, trabalhou com seus alunos a produção de  vídeos relacionados à disciplina de Filosofia. A seguir uma mostra dos resultados.


A professora Cleonice e o professor Marilson desenvolveram uma aula com funções e gráficos de funções:


O post seguirá na medida em que os professores entregarem os relatórios.

Nova postura
•Função de orientador, problematizador
•Formulador de interrogações
•Coordenador de equipes de trabalho
         As mudanças dependem de Educadores maduros intelectual e emocionalmente,  de pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar.

            Pleno domingo à noite chega mais uma  atividade riquíssima a partir dos dispositivos móveis, com a professora Cíntia Navarro de Língua Portuguesa.

Plano de aula – uso do celular em sala de aula
Professora: Cíntia Navarro
Estrutura Curricular
Modalidade – 1º ano do Ensino Médio
Componente curricular - Língua Portuguesa
Conteúdos  -
ü  Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais.
ü  Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações.
ü  Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
ü  Compreender a perspectiva da linguagem como instrumento de comunicação, estruturada em torno de elementos e entendendo as diferentes funções.
ü  Refletir sobre o uso da tecnologia aplicada à comunicação, principalmente no que se refere ao aparelho celular.
ü  Reconhecer a diversidade de recursos comunicacionais disponíveis em um aparelho celular.
ü  Compreender o sentido geral e expressivo de uma música.
ü  Identificar procedimentos linguísticos  de construção da mensagem de texto.
ü  Apropriar-se do conceito de elementos da comunicação.
ü  Reconhecer os elementos da comunicação presentes na imagética.
ü  Compreender as especificidades da situação de produção literária, sentido conotativo, sobretudo a interação e a expressividade.
Duração das atividades - 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sabemos que o uso dos aparelhos celulares é, segundo muitos professores, um problema recorrente em sala de aula. Alguns afirmam que o aparelho distrai o aluno, desviando-o do principal foco da escola: a aprendizagem. Verdade é que mesmo antes da popularização dos aparelhos celulares ou mesmo de sua criação, a distração era um dos principais motivos apontados pelos professores como causadora do baixo desempenho dos alunos.
O aparelho celular se popularizou na última década, bem como houve uma redução considerável no valor de muitos aparelhos que chegam, inclusive, a sair de graça para o consumidor que adere a um plano específico de uma das tantas empresas de telefonia móvel presentes hoje no Brasil.
Outro dado importante reside no fato de os celulares evoluírem tanto a ponto de deixaram de ser apenas um aparelho telefônico e se tornarem filmadoras, calculadoras, editores de imagens, tocadores de música, players de vídeo, vídeo game, pequenos computadores em que se pode instalar e utilizar aplicativos dos mais diversos e, além de tudo isso, editam e transmitem mensagens de texto, as chamadas SMS.
Neste plano de aula, procuraremos desenvolver atividades que contemplem o uso do celular como uso cotidiano do sentido expressivo através das músicas. Usaremos a imagética para representação da leitura e produção de mensagens de texto, que simulem as diversas situações de produção.

Estratégias e recursos da aula
RECURSOS:
ü  Textos impressos com as letras das músicas.
ü  Aparelhos celulares (dos alunos)
ü  Musicas nos celulares, fones de ouvido.
ü  Tinta guache, pincéis e cartolinas.
ESTRATÉGIAS:
Aulas 1 e 2
Iniciei a aula pedindo aos alunos que formassem grupos com quatro alunos. Pedi que ouvissem as músicas trazidas por eles e que analisassem as letras, sua expressividade e mensagem. Então, pedi que escolhessem uma das músicas para representá-la em um cartaz usando a imagética. Após a escolha os alunos começaram a explorar o sentido conotativo e expressivo presente na letra e então, começaram a formar através de desenhos a mensagem que a música trazia para isso fizeram uso das tintas e dos pincéis.
Aulas 3 e 4
Ao terminarem a produção do cartaz, os alunos foram apresentar seus trabalhos. Cada grupo colocou sua música para tocar e após ouvirmos a música o grupo foi explicar sua leitura e produção de imagética.  Abordando as seguintes questões: qual a mensagem presente nesta composição? Há o uso de paralelismo? Qual linguagem conotativa a música traz? O que ela representa?
Avaliação
As avaliações ocorrerão basicamente em dois momentos:
(1) durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno em seu aparelho celular, durante a análise das letras e debate para escolha da música entre o grupo.
(2) durante as produções de textos orais, escritos e imagéticos.
         Nesse sentido, aferiremos em que medida os alunos estão alcançando um melhor desenvolvimento no que se refere aos conteúdos:
        (a) procedimentais (leitura, escrita, estratégias de pesquisa e estudo);
        (b) conceituais (o que ele deve saber sobre os conceitos propriamente ditos);
       (c) atitudinais (capacidade de trabalhar em grupo, respeito às ideias dos outros, saber ouvir, aceitar críticas etc.).

Relatório da aula ministrada
 A aula foi excelente, pois houve o envolvimento de 100% dos alunos. O recurso foi explorado de maneira correta e os próprios alunos ficaram surpresos em ver que podemos usar o celular como ferramenta pedagógica.
O que mais me chamou a atenção foi que eles usaram sem preocupação de estar fazendo algo errado e não precisei ficar fiscalizando ninguém, pois os alunos usaram exatamente para o que foi solicitado e não se distraíram com outras coisas.

Acredito que a atividade foi riquíssima e muitos aprendizados foram apresentados, pois trabalhamos a oralidade e principalmente o saber ouvir, compartilhar, escolher e optar. 

                                                    Plano de aula

PROFESSORA: fRANCIELE  
DISCIPLINA: BIOLOGIA

 OBJETIVOS

Conhecer os métodos contraceptivos e conseguir diferenciar métodos hormonais e os de barreira. Compreender deficiências do sistema genital masculino.

Conteúdo

Métodos anticoncepcionais e deficiências no Sistema Genital Masculino.

Estratégias

Explicar e relembrar o conteúdo da aula anterior (reprodução) e responder às questões relacionadas ao tema, pesquisando no livro e na internet em sala de aula (em telefones celulares).
As questões foram previamente elaboradas e impressas para que os alunos respondessem individualmente. Eles poderiam pesquisar em seus livros e nos seus telefones celulares.
Esse trabalho tem como objetivo estimular a capacidade de aprender do aluno, desenvolvendo o autodidatismo e a autonomia dos estudantes.

Recursos didáticos

Livro didático e internet dos telefones celulares.

Avaliação

Responder questões relacionadas ao tema, utilizando livro e internet.


Relatório da Aula com Dispositivo Móvel


A aula transcorreu normalmente, o conteúdo pode ser relembrado de forma clara e concisa. Os alunos receberam a atividade, se organizaram em fila e iniciaram os trabalhos, a princípio utilizando apenas o livro e logo depois usando seus aparelhos eletrônicos para uma pesquisa mais ampla. Mostraram-se bem receptivos à nova abordagem desta tecnologia, concentrando-se mais que em outros tipos de aula.



Plano de aula
PROFESSORA: JANDIRA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo: Conhecer a literatura barroca e suas artes.
Metodologia: Reproduzir as artes barrocas usando os efeitos da tecnologia.
 Relatório da aula citada
 No dia dois de outubro, foi realizada a aula com os alunos do ensino médio, turmas: primeiro ano D e C, usando a tecnologia. A mesma foi um sucesso, pois houve a participação de todos. Após uma aula sobre a literatura barroca, foi proposta aos educando a seguinte atividade: reproduzir a arte da época através de fotografias que representassem as idéias ou os anseios daquela sociedade que vivia um grande dilema entre o divino e o profano, entre a luz e a trevas, entre o carnal e o espiritual. A turma tirou fotografias e fizeram os efeitos necessários, com o uso do celular e depois passaram os trabalhos para tablete. Foi uma atividade simples, porém proveitosa, visto que para realizar o trabalho, eles tiveram de entender o porquê daquelas artes. 











Relatório sobre o plano de aula com a inserção do uso do celular
 em sala de aula - Professora: Tatiane Comisso

Despertando a Solidariedade

            As atividades começaram com a sessão de cinema: Assistindo ao filme A Corrente do Bem, levando os alunos a perceberem que suas ações por menores que sejam refletem positivamente ou negativamente nas pessoas.
            A discussão foi proveitosa já que os mesmo viram que os atos têm consequência. E que todos podem e têm o poder de mudar o mundo com suas atitudes.
            A turma foi dividida em grupos e colocados para pesquisar na internet exemplos de pessoas que são solidárias. Alguns alunos conseguiram baixar os vídeos de um programa que passa na TV por assinatura, chamado Mulheres que Perfumam, (do qual eu tinha comentado) e começaram a compartilhar via celular e criarem suas ideias.
            Foi dado um prazo de duas semanas para realizarem o trabalho e na terceira semana socializarem. Na sala de aula sempre tinha 10 minutos para comentarem sobre o trabalho e troca de ideias.
            Na socialização do trabalho houve uma considerável participação da sala, poucos alunos deixaram de fazer o trabalho e os relatos foram incríveis.
            Segue em anexo alguns relatos dos trabalhos:

Aluno: Eduardo Navarro da Silva     
Disciplina: Sociologia
Professora: Tatiane Comisso


Fazer algo de bom para a Sociedade
Planejamento: Visitar alguns doentes e tentar ajudar de alguma forma.
O que conversamos: Conversamos com os doentes sobre o que poderia melhorar as condições de saúde deles; nós os chamamos para visitar a igreja e rezar; e fizemos uma oração pedindo a Deus pela saúde dos doentes.
Por que eu fiz: Queria que eles melhorassem.
O que a minha ação ajudou: sugestão de mais opções de tratamentos e medicamentos como, por exemplo, acupuntura entre outros.  Levá-los a sentir e perceber a importância que cada um tem. 
Tempo que estive nas casas: (20 minutos no mínimo e no máximo 40 minutos)
Companhia para visitas: minha irmã, minha prima e a minha avó.

Fotos tiradas nas visitas:


         Enfim, terminamos uma boa ação por hoje e acredito que devemos sempre olhar para os problemas dos outros e não nos preocuparmos apenas com os nossos!

"Um ato de bondade à sociedade"

Nome: Victor Pereira Torres




               Distribuição dos cartões com mensagens.   

Obs.: Todas as fotos acima foram tiradas em minha vizinhança. Tentei tirar fotos com meus vizinhos mais velhos mais eles estão viajando alguns eram pedestres como o rapaz da 2º foto.
Mas valeu muito apena.
Foi uma grande experiência, gostei de distribuir os cartões ver o entusiasmo e alegria. Claro que não pude tirar fotos com todos eles alguns tinha muita vergonha, mais foi bom adorava ouvir os obrigados e “que legal o que você esta fazendo”. Penso em seriamente em fazer muito mais cartões e distribuir nas avenidas de grande passagem de pessoas em lojas e mercados e muito gratificante ver o sorriso das pessoas com a mensagem, eu gostei muito mesmo de fazer as mensagens, por que nós devemos ajudar do nosso jeito o irmão, o vizinho, o colega de trabalho, o desconhecido na rua, em qual quer lugar por que “hoje nós damos amanhã nos recebemos”.

Ainda houve alguns grupos que resolveram se inspirar em um dos episódios do programa Mulheres que perfumam e enfeitaram alguns pregadores e tiraram fotos e postaram em redes sociais comentando sobre o lugar, um segundo grupo deixava em lugares estratégicos para as pessoas pegarem.








Algumas pessoas passavam pelos canteiros e notavam os pregadores, saiam rindo, outras pegavam e levavam para casa. O mais legal foi ver as reações das pessoas, o sorriso no rosto, falando sozinha, enfim as mais variadas.
Alunas: Ana Queren e Larissa; Milena e Camila; Jéssica, Kelly, Rayani e Luana.

            Projeto de Sociologia Jéssica, Kelly, Rayani Machado, Luana

            Resolvemos nos juntarmos para cuidar das crianças da vizinhança da rua da casa da Jéssica. Passamos de casa em casa com o convite, falamos que era um trabalho para a escola, mas faríamos com muito amor, alguns pais não deixaram, foram somente duas crianças, mas nos divertimos muito. A surpresa maior foi que apesar de cansada no final estávamos muito felizes.







Com a conclusão do trabalho pudemos ver que um simples ato pode nos deixar felizes. E a sensação de ter feito algo bom para alguém é insuperável.

Tatiane Felisberto dos Santos Comisso.

Lindos resultados de aulas propostas pela professora de Geografia: Izabel




RELATÓRIO DO PLANO DE AULA DO PRIMEIRO ANO DA PROFESSORA LEA.


            Conforme proposta do plano de aula sobre a utilização dos meios de comunicação da atividade em sala, os alunos fizeram pesquisa sobre a Turquia, do antigo Império /bizantino, procuraram informações atuais nos aspectos econômicos, sociais e políticos. O objetivo foi unir a história antiga com a moderna. Os alunos interagiram com as informações obtidas através da internet para uma melhor compreensão da história. 

Em relação ao uso da tecnologia em sala de aula, foi muito proveitosa a experiência com os alunos do 2º ano C, onde foi ministrado o conteúdo sobre a Revolução Industrial, onde expliquei os efeitos benefícios do uso do celular para sanar dúvidas imediatas em sala, pedi para alguns alunos pesquisarem termos e desenhos das primeiras máquinas, que o livro didático mão disponibiliza. Os alunos gostaram muito da experiência e elogiaram que assim é um companheiro constante e inseparável do aluno.
Professora de História: Gláucia Godinho.

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
EEEFM ALUÍZIO FERREIRA
PROFESSORAS: Maria Gonçalves e Cláudia Lúcia Leitão de Figueredo
DISCIPLINA: Biologia
TEMA: Reino Animal e seu habitat
RELATÓRIO
            METODOLOGIA
A aula iniciou-se com a explanação de que a tecnologia é produto do momento histórico, que pode ser muito importante para a compreensão de quase tudo que pensarmos.
Então para possibilitar uma aula interessante e inovadora quanto a compreensão do reino animal e seu habitat fizemos um tour virtual, com a finalidade de proporcionar uma maior reflexão sobre os habitat de algumas espécies de animais.
Conduzimos a turma à sala de multimeios os alunos que após assistirem o tour virtual referente ao museu de história natural direcionamos perguntas sobre a importância do conhecimento do reino animal e seu habitat e discutiu-se o assunto.
Finalizamos com a entrega dos relatórios escritos individualmente referente ao tour virtual ao museu de história natural onde foi avaliado o interesse do aluno, o interesse do aluno, a criatividade e a participação.
            PONTOS POSITIVOS
Os alunos mostram-se mais motivados quando utilizamos as ferramentas tecnológicas, para o processo de aprendizagem.
O processo de aprendizagem mostra-se mais efetivo, pois eles ouvem, veem e no caso da aula puderam discutir em sala sobre o assunto.
            PONTOS NEGATIVOS
Horário ocupado muito reduzido para realizarmos a aula na sala de multimeios  existe momentos que temos que pedi aula de outro professor para concretizarmos a ação proposta.
A tecnologia continua em frequente avanço, porém muitos alunos, por razões econômicas, políticas e sociais, não conseguem acompanhar esse avanço.
Sem dúvida, uma saída para este problema é a socialização das tecnologias.
Computadores, internet, telefone e outras melhorias devem ser disponibilizados para todos, seja em escolas, repartições e locais públicas.
Não haverá melhorias enquanto apenas um pequeno grupo tiver acesso a todos os meios possíveis de tecnologia em detrimento dos demais excluídos digitais.

Professoras: Claudete Reis e Gláucia Lemos Ribeiro
Relatório da aula ministrada a partir dos dispositivos móveis.
03 salas do 2º Ano do Ensino Médio.

 O nosso tema escolhido foi bullying trabalhamos com a disciplina de Educação Física e constatamos em diversos casos que nossos alunos praticam o mesmo com alguns colegas, às vezes sem intenção. Em uma aula solicitamos dividissem em 4 grupos e  pesquisassem em seus celulares a definição, prevenção, os traumas causados no individuo que sofre o bullying e se possível assistissem a alguns vídeos. Após o trabalho de pesquisa o grupo deveria montar um teatro, documentário ou informativo sobre o tema. O vídeo deveria ser gravado somente no celular e o vídeo deveria conter os integrantes do grupo.
Tivemos alguns contratempos, pois uma vez liberado o celular para a pesquisa alguns alunos, em vez de fazer o trabalho proposto estavam nas redes sociais, outros  alegaram que o grupo não tinha celular com internet, mas em diversas vezes recebiam notificação de chegada de mensagem do WhatsAp. Os grupos não aproveitaram o tempo que tinham pra fazer o seu trabalho, alegando diversos motivos.            
O vídeo era para ser produzido e entregue na próxima aula, a maioria dos grupos não entregaram.  Mas alguns grupos entregaram e foi possível constar que devemos aprimorar e consertar os nossos erros para que em breve essa metodologia possa fazer parte do processo. 
Concluímos que esse é um importante instrumento que facilita o processo de aprendizado, mas devemos fazer uma conscientização para que os nossos alunos aprendam a usar de forma positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário